« Home | O belo jogo de amabilidade » | Verdade e consequência » | Eu, abaixo assinada » | Gripe no Islão » | PARA UMA HISTÓRIA DA 2ª GUERRA MUNDIAL » | Casa Branca » | Estás a ver, FTA?... » | Hunting the birdcage » | ZELIG NA SALA OVAL » | Declaração da Gerência » 

quarta-feira, março 1 

Uma Breve Explicação da Gripe das Aves

Zelig, na qualidade de Presidente da Associação Internacional das Aves Raras, explica a gripe das aves numa entrevista exclusiva conduzida pelo jornalista pombo correio.
Pombo Correio - Sr. Zelig, porquê este nome "Gripe das Aves"? Não teria sido possível outro nome?
Zelig - A pergunta que faz é muito pertinente. Depois de dois anos de profundo estudo cheguei à conclusão que esse nome "Gripe das Aves" tem origem naquilo a que chamamos Aves. A nossa associação pensou em vários nomes, "A constipação das aves" que não avançou porque o Paulo Branco vai fazer um filme com esse nome, depois ainda se pensou no "Resfriado das aves" mas fazia lembrar um prato de uma qualquer ementa de restaurante, "Angina das aves" mas o editor da revista Gina meteu uma providência cautelar. Não foi fácil, mas lá descobrimos a "Gripe da Aves" um nome muito mais apelativo.
Pombo Correio - Todo este alarme é justificado?
Zelig - Um disparate. As coitadas das aves estão a ser discriminadas, nem uma constipação podem ter que já são consideradas uma ameaça planetária.
Pombo Correio - Quais são, para si, as razões desta constipação?
Zelig - Há várias razões, uma delas passa pela falta de informação existente em África e na Ásia porque aí não há verdadadeiros Serviços Nacionais de Saúde...
Pombo Correio - Falta de informação?...
Zelig - Sim... tome este exemplo... todos nós já ouvimos as recomendações das nossas mães e avós -"vá lá filhinho, netinho, agasalha-te, tem cuidado com as diferenças de temperatura". Isto para dizer que a gripe das aves tem como causa principal as diferenças de temperatura a que as aves estão sujeitas. Bastava dizer-lhes para andarem mais agasalhadas e evitarem o frio-calor-frio, que não faz nada bem.
Pombo Correio - Para terminar, tem alguma proposta para evitar a chamada pandemia?
Zelig - Na Europa já estão a vacinar as aves, por que não um concurso internacional de caçadores para as aves tomarem antibiótico.
Pombo Correio - Como?
Zelig - Muito simples, os caçadores deslocavam-se para as zona de descolagem e começavam a fazer tiro à ave, as munições tinham cápsulas de antibiótico e fazia-se a despistagem da gripe mal levantassem vôo. Claro que este concurso dava margem de manobra para atitudes mais radicais, quem quisesse usar balas verdadeiras estaria à vontade e a produção do Rock in Rio montava uma tenda Vip para esse efeito.
Zelig