terça-feira, maio 30 

TIMOR É LINDO

Timorenses procuram transformar Timor num autêntico paraíso deserto.

bunker

 

Primeira-dama faz balanço do primeiro dia do Roteiro para a Inclusão

"O Pirilampo-Mágico está muito bem. Folguei em revê-lo"


Dylan T.

 

Os caçadores voltam cedo para casa

Dir-se-ia que a vida precisa de ser sincopada. Como cada película que termina no ponto exacto onde se contou a si própria. Sobra o que tornaria sem traço o impaciente quotidiano, o desinteressante detalhe, a insuportável continuidade. Menor que as causas. Chamam-lhe vida.
Os caçadores voltam cedo para casa. Ganharam o dia. Cedo de mais.


Há pessoas belas de cartão, Pandora.
Dylan T.

segunda-feira, maio 29 

Segundas oportunidades

Timor é provavelmente o último assunto de que me apetece falar neste meu regresso. Talvez o livro nunca venha a ser escrito. Talvez nunca venhamos a poder partilhar os relatos daqueles que, em Timor e por Timor acreditaram, choraram, passaram fome.
Mas não ficaria bem com a minha consciência se não dissesse o óbvio: o Miguel Sousa Tavares é uma besta. Espero que nunca tenha que ouvir o suave zumbido da catana que corta as doces e pacatas madrugadas do Oriente. Aí sim, não há segunda oportunidade.

Pandora

 

Exclusivo: a Sala Oval pelo roteiro da Inclusão

Recortes
"Ai o Presidente, coitadito... Mal saíu do carro, começou a suar em bica, que nós aqui não temos o condicionado nas ruas, só mesmo indo para baixo do chaparro."
"Gostei muito, sim. Ouve bem, ele. Antes de abalar, ainda lhe fui pedir para parar com os roteiros e fazer com que me voltem a abrir a casa que as actividades económicas vieram fechar a semana passada, por falta de higiene. Pfff! Haviam de ver a casa ali da Rosa que nem os animais lá querem dormir..."

Pandora

sexta-feira, maio 26 

EXISTEM MUITOS INTERESSES EM JOGO



Com esta frase lapidar Pascuela Barreto explica os recentes acontecimentos em Timor. A frase também se pode aplicar à História recente de Timor...
(ou do Afganistão, Irão, Iraque, Israel, Palestina, Paquistão, STOP.)
Qualquer comentador que se atreva a falar sobre Timor indo para além desta frase, arrisca-se a provocar gargalhadas em quem conhece Timor. Porque só quem conhece Timor, sabe que o jogo não tem regras a não ser a de não revelar os interesses em jogo.
(with mENI oil tanks from GALP)
bunker

quarta-feira, maio 24 

Provérbio Geral da República

doggy

"Preso por ter cão e preso por não ter"


Dylan T.

 

O Luís, o Luís, já foi a Paris

juggler1

Livros ilustrados que explicam coisas complicadas
"O que é o Quadro Comunitário de Apoio?"



Dylan T.

 

COMPROMISSO PORTUGAL

Após um comentador ter dito ontem que as nossas propostas não passavam de banalidades, decidimos apresentar uma proposta concreta que irá resolver o problema do financiamento da segurança social e dinamizar a iniciativa privada (que somos nós).
Trata-se de empresas gestoras de reformas de miséria e destina-se a todos aqueles que passaram a vida inteira a trabalhar e podem agora aproveitar para viver os seus sonhos.
Como todas as boas propostas, a ideia é simples:
VIVA A AVENTURA NO FIM DA SUA VIDA!
Vá ao Brasil - visita ao Palácio dos Bandeirantes incluída.
Visite a Terra Santa com percursos de autocarro nas principais cidades.
ou ainda
Arrisque tudo e faça a operação com que sempre sonhou,
MUDE DE SEXO! (em Myanmar)

bunker

segunda-feira, maio 22 

Grandes vultos da literatura

"What do you want to know now?" asks the doorkeeper; "you are insatiable." "Everyone strives to reach the Law," says the man, "so how does it happen that for all these many years no one but myself has ever begged for admittance?" The doorkeeper recognizes that the man has reached his end, and, to let his failing senses catch the words, roars in his ear: "No one else could ever be admitted here, since this gate was made only for you. I am now going to shut it."


soutomoura1

Franz Kafka, Before the Law


Dylan T.

 

32 anos depois

lordi

ABBA voltam a vencer o Festival da Eurovisão.


Dylan T.

 

Quem disse que os Congressos do PSD já não têm piada?

mmendes

Mendes quer liderança até 2009 financiada pelo Quadro Comunitário de Apoio.


Dylan T.

sexta-feira, maio 19 

E A FESTA RECOMEÇA AMANHÃ


Com Scolari a bandeira passou a ser um símbolo do orgulho nacional.

Não percam amanhã as cenas dos próximos episódios...

bunker

 

Uma Schopenhauer bem geladinha

Há quem classifique Scolari de futebolísticamente burro. Em uma coisa não o é. Não gosta de jogadores ululantes. Dos que tornam ingovernável a propriedade de não lhe encherem o saco com quem deveria jogar de início. Se Oliveira o tem compreendido em 2002, não teria escrito o argumento de Lost in Translation.
Porque não vai Baía? Porque, entre outras razões, como não poder ir o Helton, o escolhido do homem é Ricardo. É Ricardo o melhor? Não. Nem melhor que Baía. Mas é Ricardo e, por educação, não se convida o antigo presidente do conselho de administração para servir cafés nas futuras reuniões.
Mas principalmente, porque não vai Quaresma? Porque os alas do homem são Figo e Ronaldo. Quando Figo deixar de o ser, irá Quaresma. Simples. Sem drama. E então, para entrar nos últimos vinte minutos e revolucionar o jogo e tal? Num mundial de futebol não há revoluções, explica-nos a FIFA com muito jeitinho, desde há muito.
Burro? Quem não perceber isto, não percebe Scolari. O que é diferente de gostar do homem.
E sabemos o que acontece aos técnicos que querem que gostem deles.


Dylan T.

quinta-feira, maio 18 

Parlamento Europeu pode levar Portugal ao título mundial

Depois de recomendada a exclusão do Irão, em virtude das declarações políticas de Ahmadinejad, a oligarquia angolana e a poluição urbana da Cidade do México podem colocar Portugal directamente nos oitavos-de-final.
Se acrescentarmos a política externa de Blair, a terna e eterna vichyssoise, a memória de Auschwitz, o mensalão com arroz, a admiração do presidente argentino Diego Maradona pelo regime cubano e a Iberdrola, a taça está quase na Praça da Alegria.
Poderia Portugal temer a sua própria desqualificação? Madaíl não hesitou. Foi atempadamente enviada uma cópia da musiquinha da SIC, vendida a Bruxelas como "um resumo" da história nacional.


Dylan T.

 

Geografia política do Governo do Estado de São Paulo

presidente bernardes


Palácio dos Bandeirantes
Cidade de Presidente Bernardes
Dylan T.

quarta-feira, maio 17 

Reflectir*

d2


Dylan T.

 

Primeiro mundo, vamos a caminho

Num promissor sinal da intenção das televisões portuguesas em aproximar a duração dos seus longuíssimos e novelísticos jornais informativos ao formato mais razoável e sintético dos países civilizados, a velocidade com que Manuela Moura Guedes leu um direito de resposta de Carlos Cruz no Jornal Nacional da TVI.


Dylan T.

terça-feira, maio 16 

Derecho de entrega

cruz


Dylan T.

 

A Maternidade também é saber chamar o infante à atenção

As pessoas responsáveis têm obrigação de não fazer demagogia com este assunto. Não sei se (o PSD) embarcou completamente (na demagogia). Os partidos da oposição têm tendência para se aliarem ao processo emotivo.
Manuela Ferreira Leite, sobre o encerramento de maternidades.

Hoje amuado no quarto, um dia Marques Mendes irá acarinhar a sabedoria materna, reconhecendo-lhe ter feito dele um homenzinho.


Dylan T.

 

JANELAS DE OPORTUNIDADE

São momentos que não se podem deixar escapar, que ficam perdidos para sempre no tempo se não os soubermos aproveitar.

Retiram-nos a nossa filha e internam-na numa instituição. Deixam-na que a levemos numa curta visita de médico. Uma janela de oportunidade de imediato aproveitada para a matarem.

Estamos presos e dão-nos uma permissão especial para sair no Dia da Mãe. Uma janela de oportunidade de imediato aproveitada para enviar uns sms e oferecer uns funerais às mães de uns quantos policiais.

Somos candidatos às eleições de uma terreola e perdemos as eleições. Existem pessoas de quem nós não gostamos e que não gostam de nós. Uma janela de oportunidade tardiamente aproveitada para publicar um livro e dizermos mal de um sistema do qual nos aproveitámos e a quem essas pessoas pertencem.

Tudo isto são janelas de oportunidade, apenas janelas de oportunidade....
bunker

sexta-feira, maio 12 

KISSINGER


Sentiram-se mal hoje? Dores de cabeça, sonolência, náuseas, angústia, uma qualquer sensação estranha que não conseguem explicar apesar do dia de sol e de ser véspera de fim de semana?
Sosseguem que vai passar e não vale a pena ir ao médico nem à farmácia.
Henry Kissinger está em Lisboa.
Tudo está explicado.
Existem pessoas cuja presença faz mal ao mundo.
bunker

quinta-feira, maio 11 

La mancha

Depois de um governo de Pedro Santana Lopes, a tuberculose.
Labirintos.


Dylan T.

 

A IDADE DO GELO

PREVISÕES PARA 2050?
Só por loucura atrevida se pode querer adivinhar hoje como será a segurança social daqui por 44 anos - José Manuel Fernandes, Público, 11.05.06 (lê-se, mas custa uma password).

Não se infira, do raciocínio de JMF, que é mais honesto navegar à vista. Nem que a Comissão Europeia ou a OCDE, esses tolos aventureiros, sejam na verdade dirigidos por Paulo Cardoso. Tão pouco, a intenção de justificar, com pedagogia, o quanto seria uma loucura, uma atrevida loucura, adivinhar, há 30 anos, que teríamos hoje JMF, o director do farol.
Pode não se vislumbrar o futuro na redacção da Rua Viriato. Mas adivinha-se a agenda. De tanto o desejarmos, seremos nórdicos. O que, como é sabido, consegue-se por editorial, que de tanto ser reescrito tornar-se-á verdade.
Como se diria, em linguagem espadaúda, é uma questão de Fé.


Dylan T.

 

O que fazer ao cuspo?


Mais uma instituição em que não podemos acreditar...
Comprar um selinho, lambê-lo por detrás e colá-lo no postal ou carta e descolá-lo com mil carinhos para o colocar numa caixinha ou, para os mais organizados, em albuns catalogados por países, datas, temas, etc.... já não mais será possível.
Deu-se o crash filatélico. O mundo anda assustado.
Temos de ter consciência que a culpa é nossa porque todos contribuímos para ele. Deixámos de mandar cartas e postais, foi o que foi.... e mesmo quando os mandávamos não estávamos para desperdiçar o nosso cuspo e pediamos: "carimbe-me lá isso" ou inventávamos máquinas lambedoras de selos como a da FIG. 2.
Os selos passaram a ser como o papel químico ou como os rolos de papel de fax.
Com a democratização das máquinas fotográficas e das impressoras que fazem trabalhos tão bonitinhos também irão deixar de existir os postalinhos.
Agora não andemos por aí a babar-nos, à procura de um selinho para lamber...
bunker

quarta-feira, maio 10 

Líder Quatro Estações

ribeiro

Fiambre, camarão, cogumelos, mozzarella, milho, molho de tomate, oregãos e azeitonas.
Adivinha-se constrangimento apenas para a primeira e última fatias. Conforme as boas maneiras.



Dylan T.

terça-feira, maio 9 

Criatividade Política

Portugal não está preparado para esta vaga de criatividade política:
Sou um líder para as quatro estações
Queremos um partido mais sexy

Sugerem-se outras frases igualmente criativas:
Os nossos deputados são lindos de morrer
Connosco as crianças nunca choram
Como sempre muita fruta da estação

Não há limites para a imaginação...
bunker

segunda-feira, maio 8 

O último combate?

O CDS/PP parece estar a levar o conceito de oposição às últimas consequências.


Dylan T.

 

Ricardo Sá Pinto joga mais um ano

Os grandes palcos. As luzes. O hino dos campeões. O olhar do mundo.
Ser expulso na Champions League.


Dylan T.

sexta-feira, maio 5 

9 de Maio, dia da Europa

Manda a tradição que se celebre o dia da Europa com um cocktail à beira Tejo. Este ano será a 8 de Maio, mas fica aqui o convite para uma efeméride a 9. ‘Exquisite pain’, chama-lhe ela. Desconstruído o objecto do amor e mais tarde da ira, resta-lhe um telefone vermelho, umas letras descoloradas e uma dor que se vai esvaziando. Uma vida em jeito de instalação artística.

“Sophie Calle – a manipuladora de vidas” ou a sua vida como um projecto artístico.
3ª feira, 9 de Maio, das 18h30 às 20h, no Edifício Franjinhas - Rua Castilho, 40.

Pandora

 

Ouvi dizer

“O Ministro Vieira da Silva é o Ariel Sharon da política portuguesa”.
Pandora

 

Imprensa light

Desde muito nova devoradora de jornais, fui-me tornando, com o passar dos anos e a consequente abertura cínica dos olhos, muito céptica em relação ao jornalismo. Não por achar que os jornalistas são maus, mas porque, cada vez mais, sinto que me estão a enganar. Que só dão as notícias que lhes interessa – a eles ou aos que fazem delas notícia -, que me obrigam sempre a procurar para lá da ‘verdade’ publicada.
É como ler um policial. Pena é que raras são as vezes em que se publica o capítulo final.
Pandora

quinta-feira, maio 4 

Promessa

Às vezes faz escuro, era a nossa cor. Em tons de cinzento fugidio, vou-te dizendo que não, mas que sim. E adormeço de olhos abertos, sabendo que estes reflectem os teus passos na noite incerta.
Just because…
Pandora

 

Projecto editorial Sol também vai apresentar um diário e um desportivo

publico bola



Dylan T.

 

Expresso diz estar a ser copiado por Saraiva

Fontes afirmam que o arquitecto já terá feito o download do caderno de economia.
Se chegar ao catálogo da Phone House, o conhecido semanário poderá mesmo não sair esta semana.


Dylan T.

 

Primeira-dama encontra vocação

- Política não é comigo. Comigo é cultura - Maria Cavaco Silva, na sessão de abertura da campanha Pirilampo Mágico 2006, na Câmara Municipal de Lisboa.

pirilampo
Pirilampo Magique
Auguste Rodin, 1912


Dylan T.

 

Mundo desportivo: o que é feito de si?

Ricardo Sá Pinto castigado

A antiga glória, a quem o futebol português muito deve, protagonizou um incidente no passado domingo, ao tentar grelhar a cabeça de Artur Jorge no decorrer de um barbecue que juntou antigas glórias do futebol nacional. A altercação terá sido despoletada por uma acalorada discussão sobre se Ricardo deveria manter-se na baliza nacional para o próximo mundial de 2018.
De acordo com Guilherme Aguiar, antiga glória da liga e também presente no barbecue, o facto de Ricardo Sá Pinto, a antiga glória do futebol nacional, ser reincidente poderá valer-lhe uma suspensão de 3 a 4 churrascos, o que poderá significar o fim da temporada caso chova no próximo mês.
Ricardo Sá Pinto, a antiga glória do futebol nacional, encontra-se em repouso na Academia de Alcochete, tendo já recebido a visita do malogrado Artur Jorge, o que, segundo contou o próprio, "lhe deu fome".
O futebol português deve-lhe isso.

Dylan T.

terça-feira, maio 2 

Serviço Público

ss2

Adenda:
Começa a ser proverbial a tentação anti-progessista da nossa Igreja Católica.
Quando se diagnostica o grave problema de baixa natalidade e um governo socialista traz a matéria à discussão política, a instituição católica começa a considerar o uso do preservativo.

Dylan T.